Como fazer a coalhada.
─ Um pote de iogurte natural ou um copo com o resto de antiga coalhada. (Sempre que fizer coalhada, reserve um copo para uma segunda ocasião).
─ Dois litros de leite de “saco”. O leite de caixa, tipo longa vida, não é o melhor, mas pode servir igualmente.
Ferver o leite de véspera. Após a fervura, deixe descansar um pouco numa vasilha de porcelana. Quando estiver menos quente ─ coloca-se as mãos na vasilha; se o recipiente estiver bastante quente mas não ao ponto de queimar, o leite está no ponto. Colocar, então, o iogurte natural (ou a coalhada antiga), na travessa de porcelana, mexer delicadamente, e cobrir com outro prato, jornais e toalha, abafando bem. Deixar repousar a noite inteira ou por umas doze horas, mais ou menos. Pela manhã, a coalhada estará pronta.
Colocá-la para escorrer num coador de pano (adaptado a uma jarra longa). Ir acrescentando mais coalhada, na medida em que ela for escoando no recipiente de pano. Joga-se fora o líquido escoado, preservando-se a parte mais sólida que permanece no coador de pano.
Após algumas horas, a coalhada, escoada, tomou uma consistência firme.Se quiser, para que fique ainda mais firme, coloque-a na geladeira; ela estará pronta para ser transformada em deliciosas pastinhas, em poucas horas.
Abaixo, como preparar as três diferentes pastinhas, nas cores da bandeira italiana.
A de tomate seco, a de nozes, e a de cheiro verde.
Para qualquer uma delas reservamos 4 ou 6 cabeças de alho esmagados e sal à vontade. Em seguida, optamos por uma das receitas abaixo:
1. Pastinha de tomate seco ─ Comprar tomates secos (na verdade, embebidos em azeite) na Casa Pedro. Moê-los e mixá-los com a pasta de coalhada onde já estão colocados o alho moído e o sal.
2. Pastinha de nozes ─ Picar as nozes bem picadinhas, juntando-as à coalhada sólida, já acrescida do alho e do sal. Mexer bem e enfeitar com pedaços de nozes inteiras, salsa e cebolinha regando-a com azeite extra-virgem.
3. Pastinha de cheiro-verde ─ Para a quantidade de coalhada destas receitas, moer 4 maços de cheiro verde (salsa e cebolinha) acrescentando-os à massa de coalhada, alho e sal. Mexer bem e enfeitar com alguns galhos de cheiro verde.
Mais uma sugestão: A mesma pasta feita com a coalhada, alho e sal, pode amalgamar azeitonas pretas. E mais uma deliciosa pastinha surgirá. Recomendamos, assim como o tomate seco, as azeitonas temperadas da Casa Pedro.